O Programa de Desenvolvimento Associativo – parceria da FIEPE com a CNI – promoveu na última terça-feira (18) um diálogo sobre competitividade que contou com a participação de empresários, executivos e representantes de sindicatos dos mais variados segmentos. Foram convidados para o debate o professor universitário e diretor de Recursos Humanos da Norfil, indústria têxtil da Paraíba, Dionísio Mendes; Rinaldo do Rêgo Barros, sócio-diretor da Prenorte, indústria de pré-fabricados do Nordeste, e Márcio Franca, consultor da CNI e diretor secretário da Federação das Indústrias do Distrito Federal que atuou como moderador.
Através de demonstrações de boas práticas empresariais, o encontro debateu a importância do sindicato na busca pelo crescimento industrial, encontrando na coletividade soluções para problemas e troca de experiências. “Já ter começado sindicalizado, facilitou o uso de novas técnicas, aquisição de novos equipamentos e na atualização produtiva através de visitas técnicas nacionais e internacionais” afirmou o empresário Rinaldo do Rêgo Barros.
Os debatedores concordaram que o associativismo não deve ter papel antagônico na competitividade, já que funciona como e para fortalecer a empresa, e quanto mais representativo for o sistema, melhor será sua capacidade de defender os interesses da indústria.